Esportes Geral

14/07/18 - 17h28 - atualizada em 14/07/18 às 18h16

Iratienses conquistam cinco ouros na Fase Final dos Jogos Escolares

Isabella Francos, Eduarda Aparecida Gonçalves da Silva e Maurício Gonçalves da Silva se destacaram em competição disputada em Apucarana

Edilson Kernicki, com reportagem de Tadeu Stefaniak e João Maria Rodrigues 

Eduarda, Maurício e Isabella trouxeram cinco medalhas de ouro de Apucarana

Irati garantiu cinco ouros nas provas de Atletismo na Fase Final B dos Jogos Escolares do Paraná, disputados em Apucarana na semana passada. Foram dois ouros no arremesso de peso, dois no lançamento de disco e outro no lançamento de dardo. Os três atletas vencedores representaram o Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira.

Isabella Carla Cordeiro da Silva Francos é campeã paranaense no arremesso de peso (3 kg) e no lançamento de disco (1,5 kg), classe F-33, categoria feminino Sub-18, para atletas com deficiência (ACD). A classe F-33 envolve atletas com deficiências de coordenação. Isabella alcançou a marca de 2,31 metros no arremesso de peso, em provas disputadas no domingo (8), e de 2,76 metros no lançamento de disco, que teve as provas realizadas na segunda (9). Isabella aguarda a convocação da Seleção Paranaense para disputar o Brasileiro, em São Paulo.

PUBLICIDADE

Eduarda Aparecida Gonçalves da Silva é campeã estadual no lançamento de dardos, na classe F-37, no Sub-14. A classe F-37 também é voltada para atletas com deficiência de coordenação.

Maurício Gonçalves da Silva competiu no Sub-16 e venceu nas modalidades de arremesso de peso e lançamento de disco, na classe F-34, para atletas com deficiência (ACD) de coordenação.

O treinador deles foi o professor Eliton Cândido; a equipe também conta com os professores Gerson Freitas e Emerson Zaleski.

PUBLICIDADE

Isabella e o pai, Marcelo de Ávila Francos, participaram do programa “Show de Bola”, da Super Najuá, na quinta-feira (12), e revelaram mais detalhes sobre a competição. Isabella tem 16 anos e é aluna da Formação de Docentes no Colégio Xavier. Antes, ela estudou no Pio XII, durante o ensino fundamental.

A atleta relatou que o interesse pelo arremesso de peso e de disco surgiu através de uma amiga, que também foi campeã na modalidade. Isabella também afirmou que teve incentivo dos pais desde cedo para o esporte; antes, eles a levavam para treinar vôlei, foi quando Isabella começou a observar a prática do atletismo.

Desde 2014, Isabella vem participando de competições. Neste ano, ela competiu na Fase Regional dos JEPs, em Rio Azul, onde conseguiu a classificação para a final, na Fase Estadual, disputada em Apucarana.

Isabella conquistou duas medalhas de ouro na fase final dos Jogos Escolares do Paraná

“Na nova classificação da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e da Secretaria de Estado de Esportes e Turismo (SEET), que organizam os JEPs, ela compete no Sub-18. O que chama a atenção é que ela está no primeiro ano da categoria, ela tem 16 anos e tem ainda quase dois anos dentro dessa categoria. Já são atletas saindo da fase adolescente e entrando na fase adulta. Na nova divisão, são as categorias Sub-14, Sub-16 e Sub-18”, explicou o pai.

Marcelo detalhou que a filha começou a praticar o arremesso de peso e o lançamento de disco há apenas dois meses, pouco antes da Fase Regional dos JEPs. Em 2014, ela competia no lançamento de pelota, numa subdivisão que atualmente equivaleria ao Sub-14. “Desde o ano passado, ela vinha conversando com o professor Éliton. Ela recebe um incentivo muito grande dos professores na escola: o professor Éliton, o professor Gerson e o professor Emerson. O Xavier é um colégio que se destaca no atletismo em nível escolar estadual. Já tivemos no Xavier outros campeões. No ano passado, uma das meninas, que também participou agora do Estadual, a Eduarda – a Duda – foi campeã brasileira e agora foi campeã paranaense nos Jogos também, no lançamento de dardos. O irmão dela, o Maurício, também foi campeão estadual, no arremesso de peso e no lançamento de disco”, reforçou.

O treino, que basicamente envolve a força do atleta, é desenvolvido pelos professores no próprio colégio. “Eles descobrem os talentos e as habilidades dos alunos e investem, gradativamente, nessa questão. Primeiro se começa com o desenvolvimento da técnica para o arremesso e lançamento e, depois, o trabalho de força, com os exercícios que vão dando essa condição”, disse Marcelo.

Sobre a possibilidade de Isabella disputar uma competição nacional de atletismo, Marcelo explicou que a convocação dela para a Seleção Paranaense depende do número de vagas conquistadas pelo Estado, de acordo com as classificações funcionais. “Sendo a campeã, teoricamente, ela teria o direito, mas existe um trâmite burocrático e administrativo que leva a isso aí. A competição seria em São Paulo, em novembro”, acrescentou.

Isabella (centro) ao lado do pai Marcelo de Ávila Francos e do professor Eliton Cândido

As classificações funcionais variam de acordo com a dificuldade de o atleta executar o movimento necessário para o esporte, o comprometimento físico. Na classificação funcional de Isabella, ela compete sentada num banco de arremesso. Essa classificação é válida por dois anos. Quando Isabella atingir os 18 anos, passará por uma nova análise de classificação funcional.

“O F-34 é uma categoria que tem um comprometimento menor. Ou seja, o atleta tem menos limitações. No F-33, o atleta tem algumas limitações a mais. O recorde paranaense do F-34, de 2012, é de 2,12 metros. Ela, com dois meses de treinamento, fez 2,31 metros, ou seja, 19 centímetros a mais numa categoria com comprometimento maior. Isso nos chamou a atenção quando fomos pesquisar e são argumentos para a convocação. E isso tudo se deve ao trabalho que o professor Éliton desenvolveu dentro da escola”, ressaltou Marcelo. Por enquanto, Isabella disputa apenas competições escolares, mas dependendo do estímulo dos pais e dos professores, num futuro breve ela pode se tornar uma paratleta.

Em agosto, ainda ocorre a Fase Final A dos JEPs, em Campo Mourão, para atletas de 15 a 17 anos. 

Isabella e o pai Marcelo participaram do programa "Show de Bola" da Super Najuá

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Comentários

AO VIVO
AM
14:00 às 15:00 Show da Tarde Edson Luiz
FM
14:00 às 15:00 Sequência do Ouvinte Anderson Harmuch