Esportes Futebol

05/06/18 - 20h57 - atualizada em 07/06/18 às 15h51

Presidente do Iraty comenta possibilidade de intercâmbio internacional

Diretoria vai receber um empresário português para tentar finalizar as negociações e fechar contrato

Edilson Kernicki, com reportagem de Tadeu Stefaniak 

O presidente do Iraty Sport Club, Cícero Moreira Gomes (Xiru), comentou em entrevista a nossa reportagem sobre a possibilidade de o clube realizar um intercâmbio internacional entre os atletas. “O clube vem, desde o início da nossa gestão, tendo tratativas com um grupo de empresários internacionais, para trazer para Irati meninos de fora do País que querem ter formação num clube brasileiro, pois o futebol brasileiro é reconhecido internacionalmente”, disse.

Os empresários que agenciam esses atletas estrangeiros querem um certificado de que esses jogadores tiveram uma formação num clube brasileiro. “Isso, para eles, é ponto no currículo”, acrescentou. Conforme o presidente, a procura pelo Iraty se deve à tradição centenária do clube; à sua estrutura; ao fato de ter sido campeão paranaense.

PUBLICIDADE

“Evidente que eles não podem procurar um clube de primeiríssima linha, porque ficaria muito caro. Então, eles procuraram um clube intermediário, que seríamos nós. Uma vez feito esse contato, já viemos desenvolvendo essas negociações durante um bom período e elas chegaram, praticamente, ao final”, afirmou.

PUBLICIDADE

Nesta semana, o Iraty vai receber um empresário português para tentar finalizar as negociações e fechar o contrato. Segundo Xiru, esse intercâmbio é positivo para o clube no sentido financeiro, porque atrai “recursos consideráveis” para o Iraty. “Eles pagam bem para cada menino que fica aqui três meses. A cada três meses há um giro: vai um grupo, volta outro grupo. Podem ser de dez a 40 meninos”, observou.

Xiru relatou que, como o empresário Sérgio Malucelli já possui esse tipo de experiência no Centro de Treinamento (CT) da empresa SM Sports, onde 48 chineses passaram nos últimos dois anos, ele aconselhou a presidência do Iraty a fazer o mesmo, porque seria rentável. “Sobra praticamente dois terços do que é obtido como renda para o clube. As despesas com manutenção desses meninos ocupam mais ou menos um terço do que é pago, do que é recebido pelo clube. O Iraty teria valores consideráveis, mensalmente, não apenas para sua manutenção, como também para investimentos, futuramente, no social e no futebol”, afirmou.

Conforme o presidente do clube, as tratativas estão perto de um final e representam uma excelente perspectiva de que o Iraty venha a ter recursos permanentemente, não apenas para manutenção como também para investimentos.

PUBLICIDADE

Comentários

AO VIVO
AM
15:00 às 15:10 Consagração à Nossa Senhora Consagração à Nossa Senhora
FM
15:00 às 16:30 Interligado Anderson Harmuch e Juarez Oliveira