Esportes Futebol

24/01/19 - 20h20 - atualizada em 24/01/19 às 20h25

FPF define regulamento da 2ª divisão do Paranaense

Competição que terá participação do Iraty, Prudentópolis e Batel começa no dia 7 de abril

Rodrigo Zub

Arbitral definiu fórmula de disputa da segundona do Paranaense

A 2ª divisão do Campeonato Paranaense terá início no dia 7 de abril. O regulamento da competição foi definido no arbitral realizado na sede da Federação Paranaense de Futebol (FPF), na tarde de ontem, 23.

A região terá três equipes na disputa: Batel, de Guarapuava, Prudentópolis e Iraty Sport Club. Além deles, os outros sete clubes que vão brigar por duas vagas na elite do futebol estadual são: Paranavaí, Apucarana Sports, União de Francisco Beltrão, Independente São-Joseense, Nacional de Rolândia, PSTC e Rolândia Esporte Clube.

Na primeira fase, os times se enfrentam em turno único. Cada clube jogará nove partidas, sendo cinco em casa e quatro fora. O Iraty realizará quatro partidas como mandante na primeira fase. Ao final da fase de classificação, os oito primeiros colocados se classificam para a segunda fase. Já os dois últimos serão rebaixados para a terceira divisão.

PUBLICIDADE

Na segunda fase, serão formados dois grupos com quatro equipes cada um. No grupo B ficarão os times que terminarem a primeira fase em 1º, 4º, 5º e 8º colocados. Já o grupo C terá o 2º, 3º, 5º e 7º colocados da fase de classificação. As equipes se enfrentam dentro dos próprios grupos em turno e returno, com seis datas. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a semifinal. Os vencedores da semifinal garantem vaga na 1ª divisão em 2020. O campeão também será definido em jogos de ida e volta. A decisão da competição está marcada para o dia 14 de julho.

PUBLICIDADE

Os clubes poderão inscrever atletas até o início da 7ª rodada da primeira fase. Os jogos serão nas quartas e domingos na primeira fase. A partir da segunda fase não haverá partidas no meio de semana.

O arbitral foi conduzido pelo presidente da FPF, Hélio Pereira Cury. Também participaram da reunião os vice-presidentes Amilton Stival e Amauri Escudero, o assessor da presidência Robson Seerig, o gerente de competições Marcius Koehler, o supervisor do Departamento de Registros e Transferências Éverton Amaro, o presidente da Comissão de Arbitragem Afonso Vítor de Oliveira, o advogado da FPF, William Tohoru Hosaka, e o representante do Sindicato dos Atletas, Bento do Amaral Sabino Júnior. O Iraty foi representado pelo técnico Play de Freitas. O presidente do clube, Cícero Moreira Gomes (Xiru), e o secretário de Esportes e Lazer de Irati, Antonio Celso de Souza (Xoxolo) também acompanharam o arbitral em Curitiba.

PUBLICIDADE

Play de Freitas será responsável pelo futebol do Iraty

O treinador Play de Freitas entrou em acordo com a diretoria do Iraty para administrar o futebol profissional após a desistência do gestor da empresa SM/Sports, Sérgio Malucelli, que no fim do ano passado havia se comprometido de investir no clube. O empresário cedeu os principais atletas do Londrina, equipe que gerencia, para o Novorizontino/SP, que está disputando o Campeonato Paulista. Com isso, o elenco do “Tubarão” que participa da primeira divisão do Paranaense é formado em sua maioria por atletas da base. Por isso, Malucelli sinalizou que não deve auxiliar financeiramente o Iraty. O empresário deverá ceder gratuitamente dez jogadores do elenco do “LEC” para atuarem pelo Azulão. Além disso, ele não vai cobrar aluguel da Casa do Atleta. Por outro lado, as despesas de arbitragem dos jogos, alimentação dos atletas e viagens do time ficará a cargo de Play. Dentro de campo, o treinador do Iraty será auxiliado por Marco Antonio. Já o preparador de goleiros será Ernani de Mattos.

Alguns jogadores que residem em Irati e região estão treinando no estádio Coronel Emílio Gomes e deverão fazer parte do time que disputará a segundona. São eles: Jean, Rigoni, Sávio, Everson, Gabriel, William, Giso, Peterson, Wellington Renan, Lucas Pinheiro, Luis e Everton.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Comentários

AO VIVO
AM
05:00 às 07:30 Canta Viola Sidnei Jorge
FM
05:00 às 08:00 Desperta Irati Amilton Ferreira