Esportes Futebol

28/08/19 - 23h02 - atualizada em 28/08/19 às 23h09

Escola Coxa inaugura Unidade Irati no sábado

Escola de Futebol do Coritiba, sob responsabilidade da AC Sports, será voltada a meninos e meninas entre cinco e 17 anos

Edilson Kernicki, com reportagem de Rodrigo Zub 

Escola Coxa de Futebol será inaugurada no sábado, 31, em Irati

A Escola Coxa de Futebol, do Coritiba Football Club, inaugura no sábado (31), às 9h, a Unidade Irati, que vai funcionar no Clube Atlético União Olímpico (CAUO) – Estádio Fioravante Slaviero. A escola será voltada a meninos e meninas de cinco a 17 anos.

Na abertura, haverá três amistosos: o time sub-15 da Escola Coxa/Olímpico enfrenta o da Escola Coxa/Teixeira Soares às 9h30; o time sub-17 da Escola Coxa/Olímpico joga contra a equipe sub-17 da Escola Coxa/Teixeira Soares às 10h20 e, às 11h, a Associação Coxa Irati enfrenta o Olímpico Masters. A inauguração se encerra com uma confraternização ao meio-dia.

A franquia da Escola Coxa foi trazida a Irati pelo empresário Antonio Celso de Souza (Xoxolo), que fundou a AC Sports. “Para trazermos a franquia, teríamos que formar uma empresa. Já vinha pensando nisso há um ano. Só precisava de um espaço, então aluguei o Guarani”, explica. Nesse aluguel do campo do Guarani do Rio Bonito, Xoxolo fechou parceria com o presidente do clube, Roberto Coutinho. Assim, deu-se início ao projeto Escola Coxa Guarani Social.

Já a parceria com o Clube Atlético União Olímpico (CAUO) atende à necessidade de uma escola mais central, direcionada a alunos dos bairros do entorno, como a Vila Nova, Canisianas, Nhapindazal, São Francisco e Tucholka.

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

PUBLICIDADE

O Centro de Formação de Atletas vai oferecer aulas de futebol de campo para atletas de cinco a 17 anos, tanto para meninos quanto para meninas, com metodologia especializada para o ensino do futebol. A Escola terá avaliações constantes do Coritiba Football Club, vai dar acesso à disputa de campeonatos e torneios e a visitas aos jogos do Coxa. As avaliações do clube em Irati devem ocorrer duas vezes ao ano.

As aulas, que ocorrem no contraturno escolar, serão de segunda a quinta, das 8h30 às 11h e das 14h às 17h, em duas unidades do projeto, no Guarani e no Olímpico. Para o Núcleo Guarani às segundas e quartas e, para o Núcleo Olímpico, às terças e quintas. Os instrutores já confirmados nesses núcleos são Ico Ruva e Play de Freitas.

As turmas serão divididas por faixa etária, começando pela iniciação esportiva, para atletas de cinco anos. “É um trabalho diferenciado, para aquele menino que já vai participar de competições aos sete, oito anos. Para os de cinco anos, será feito um trabalho reservado, mais lúdico, para ele se adaptar ao sistema do futebol”, diz o empresário.

A inscrição na Escola Coxa custa R$ 100, o que dá direito a um uniforme (camisa, calção e meião), ao primeiro mês de aulas e a um seguro, o Seguro Coxa. A mensalidade será de R$ 80. “São coisas que, no Poder Público, não conseguiríamos trazer tão facilmente, pois entra prefeito, sai prefeito, a intenção de um não é a intenção de outro e [o projeto] acaba se perdendo. Com o contrato que temos com o Coxa, ele dura enquanto houver a parceria, até que a empresa gestora tenha um espaço próprio e não deixe acabar”, comenta Xoxolo.

PUBLICIDADE

“Não vamos tirar nenhum atleta de nenhuma agremiação [escolas do Iraty, Athletico e Olímpico]. Queremos somar. Athletico é Athletico, Coritiba é Coritiba, Iraty é Iraty e Olímpico é Olímpico”, diz.

Para atletas que não tiverem condições financeiras de pagar pelas mensalidades da Escola Coxa, devem ser oferecidas entre dez a 15 bolsas. A Associação Coxa também pode apadrinhar alguns desses atletas.

Xoxolo ressalta que o projeto não possui vínculo com a Secretaria Municipal de Esportes, pasta que ele comanda na Prefeitura de Irati.

Informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo telefone (42) 9-9974-8019.

Programação da inauguração da Escola Coxa em Irati

Comentários

AO VIVO
AM
19:30 às 23:59 Conexão com a Rádio Banda B de Curitiba Jornalismo e Esporte da Banda B
FM
16:30 às 20:00 Variadão Najuá Programação Najuá