Esportes Futebol

09/01/18 - 09h59 - atualizada em 10/01/18 às 08h54

Capellari anuncia novidades para o profissional e categorias de base do Iraty

Novo gestor do clube revela a intenção de levar os atletas das categorias de base para treinar em outras cidades: “em grandes clubes, você vai ver isso”

Da redação, com reportagem de Tadeu Stefaniak, Ademar Bettes e João Maria Rodrigues 

Ao longo de 17 anos de experiência com o futebol, o novo gestor do Iraty Sport Club, Eduardo Capellari da Silva, nunca viu um torcedor tão apaixonado quanto o do Azulão, declarou o empresário durante entrevista no Show de Bola, pela Super Najuá, nesta segunda (8). “Não estamos sendo cobrados [pela torcida], mas as pessoas estão levantando muitas expectativas, conhecendo os atletas e monitorando nosso trabalho nos treinos. O pessoal da diretoria também está dando todo o respaldo. O [supervisor] Play [de Freitas] também será muito importante, que era a pessoa que estava conosco em 2017. É muito importante a experiência dele vindo deste ano. Fazia muito tempo que eu não trabalhava num local em que as pessoas vivem o clube”, comenta.

O contato com o Iraty Sport Club foi mediado através do atual treinador, Adriano Kanaã, que conversou com o presidente do clube, Cícero Moreira Gomes (Xirú), que me chamou porque já me conhecia. Capellari assinou um contrato com o Iraty de dois anos. “Acho que é um tempo bom para nós. Em seis meses, acho que é suficiente para termos nosso trabalho bem colocado, como funciona, para termos um retorno. A empresa gesta o clube, mas também queremos um retorno financeiro, em negociações de atletas, principalmente, que é nosso mercado”, pontua o empresário gaúcho.

Depois de conversar com o Conselho Deliberativo e fazer todas as tratativas necessárias para assumir a gestão do Iraty, Capellari convidou Play de Freitas para a supervisão do time. “Estamos montando a equipe profissional e depois vamos trabalhar com a base. Sou uma pessoa que trabalha muito com avaliações. Nunca fecho um grupo. Meu grupo nunca está fechado, as contratações nunca estão fechadas, oportunidades nunca estão fechadas em qualquer clube que eu trabalhe”, diz.

Investidor Eduardo Capellari anunciou novidades no Iraty durante o Show de Bola da Super Najuá

Capellari afirma que já conhecia o Iraty “de longe”, por já ter lidado com categorias de base de outros clubes paranaenses, acompanhando os resultados e a trajetória do clube. “Quando cheguei aqui e vi a estrutura, disse [para mim mesmo]: ‘é onde eu queria estar’”, ressalta.

Contudo, a dedicação ao Iraty não é exclusiva, pois o empresário gaúcho vai gestar, simultaneamente, outros três clubes do Rio Grande do Sul. Ainda assim, para administrar o Iraty, Capellari deixou de fechar negócio com o Cascavel – rival do Azulão na 2ª Divisão. “Estávamos praticamente [acertados] com o Cascavel, tanto que o Adriano [Kanaã] chegou a ser anunciado como treinador do Cascavel, que também tem uma estrutura boa. Mas quando o Adriano me comentou sobre o Iraty, eu disse: ‘Adriano, não tem o que pensar. Vamos fazer a proposta’”, conta.

O regulamento da Federação Paranaense de Futebol (FPF) condiciona a participação dos clubes nos campeonatos profissionais à inscrição de equipes de base nas competições. Capellari revela a intenção de levar o Iraty Sport Club a participar dos campeonatos de Juniores e Juvenil e estuda a possibilidade de levar os meninos das categorias de base para treinar em outra cidade, a fim de preservar o gramado e de conseguir administrar a contento os treinos de três equipes distintas.

Entre os goleiros da equipe, está Marcos Gato, que defendeu o clube em 2017

“Em grandes clubes, você vai ver isso. O Coritiba está em Colombo; o Grêmio, em Eldorado do Sul (RS); o Inter, em Alvorada (RS); o Fluminense, em Xerém (RJ), porque são os lugares que oferecem infraestrutura. Hoje, o principal problema do futebol são os campos de treino. Se eu não tiver isso, não adianta eu alugar uma casa e colocar 20 ou 30 jogadores. Vão treinar onde?”, explica o gestor do Iraty. A decisão sobre o assunto ainda depende de uma reunião com o supervisor Play de Freitas e com o treinador Adriano Kanaã e o Conselho Deliberativo do Iraty.

A renovação do contrato do professor Marco Antonio com a escola de goleiros e escolinha de categorias de base também passou pelas mãos de Capellari, que confirmou que Marco Antonio continua na função, mediante consenso entre Conselho Deliberativo e a direção do futebol. “Todas as contratações estão sendo comunicadas à diretoria. Qualquer ação que tomemos, estamos consultando a diretoria. Tanto que as questões de marketing, que não é minha parte, eu estou junto com o Ferraz [Fábio Ferraz, do Conselho Fiscal], que está sendo encarregado”, comenta.

“Hoje temos sete pessoas trabalhando na comissão técnica. Chegou hoje o auxiliar do nosso preparador físico. Temos o Ronaldo, que é o auxiliar do Adriano, que também vai depois ficar trabalhando na base. Temos o Jerry, que veio do Botafogo de Brasília. Está chegando mais um auxiliar na semana que vem. Nosso fisioterapeuta chega na terça-feira e vai estar dentro do alojamento”, acrescenta.

PUBLICIDADE
Patrocinadores e apoiadores

Capellari frisa que apesar do investimento desempenhado por ele junto ao Iraty – e seu eventual retorno financeiro, o clube também depende de investimentos do empresariado local para que o Iraty colha os resultados que a torcida espera. O aguardado apoio do empresariado local deve ser prestado através da cota de patrocínio e de permutas. Serão sete espaços de patrocínio no uniforme do time, entre camisa e calção.

“Até o dia 20 [de janeiro] estará no ar o site do clube. Já estamos com o domínio do clube [endereço do site] e o site está sendo preparado por uma empresa de São Paulo. Com essa criação, teremos o Sócio Azulão Fidelidade; ou seja, com todos os nossos patrocinadores e apoiadores, o sócio do clube terá uma rede de conveniadas. Nesses patrocinadores e conveniados, você, com a carteira do clube em dia, terá descontos”, anuncia.

Os patrocinadores também poderão promover eventos e sorteios em dias de jogos. “Demos a sugestão de oferecer prêmios a quem acertar o pênalti nos intervalos dos jogos. Fica aberto para você [patrocinador], com o seu marketing, definir o que quer usar, dentro do nosso tempo, que teremos dentro do jogo, pois precisamos seguir algumas regras junto à Federação”, antecipa o empresário.

Atacante Russo também se prepara para retornar ao Azulão

Amistosos pré-temporada

A equipe que competirá na 2ª Divisão já tem dois amistosos marcados para esta semana, na quarta (10) e quinta (11). “Vamos sair na quarta-feira (10), ao meio-dia, de Iraty, e teremos jogo às 16h contra o Atlético Paranaense, no CT do Caju, a equipe que vai estrear no Campeonato Paranaense. Dormimos em Curitiba e, na quinta-feira (11), enfrentamos o Joinville, no CT do Joinville, às 17h”, afirma Capellari.

Carreira

Como administrador de clubes, Eduardo Capellari iniciou a carreira nas categorias de base do Grêmio; depois passou pelo São José/Multisom (Porto Alegre – RS) e, em seguida, passou a trabalhar com grandes empresários, como Jorge Machado e Gilmar Veloz, que estão entre os maiores empresários brasileiros.

Em seguida, Capellari abriu a própria empresa, a Olheiros Brasil Futebol, que organizava avaliações para clubes como o Grêmio e o Internacional, Brasil afora, com as “peneiradas” em busca de novos talentos no futebol. “Depois, minha empresa ficou mais solidada no gerenciamento de atletas. No ano passado, comecei com a gestão de clubes, com dois clubes do Rio Grande do Sul. É uma coisa muito trabalhosa, mas gratificante, pelo convívio no dia a dia com a comunidade. O futebol, além de uma paixão, virou negócio. Cada clube tem seus interesses, e nós criamos um padrão de administração, desde a parte de alojamento, alimentação, trabalho do dia a dia. O dia a dia que é desgastante, pois quem vê de fora não sabe o trabalho que temos para colocar o time em campo, desde a documentação junto à Federação, a parte médica, a rouparia”, explica.  

Comentários

AO VIVO
AM
00:00 às 05:00 Rede Milícia da Imaculada Rede Milícia Sat
FM
00:00 às 04:00 Najuá Night Club Programação Najuá