Entretenimento Cultural

30/04/19 - 02h38 - atualizada em 30/04/19 às 11h00

Vila Gembarowski recebe 1ª apresentação da peça “A Próstata Vai Bem?”

Grupo RiOuChora vai percorrer as comunidades de Rio Azul para abordar, de forma lúdica, a atenção à saúde do homem

Edilson Kernicki, com reportagem de Rodrigo Zub 

Primeira apresentação da peça “A Próstata Vai Bem?” será no sábado, 4, na Vila Gembarowski

O grupo de teatro RiOuChora começa no próximo sábado (4) a turnê de apresentações em um palco itinerante da peça “A Próstata Vai Bem?”. A primeira apresentação será na Vila Gembarowski, na Rua Augusto Bucco, às 17h. As atividades prosseguem no dia 19 em frente à igreja da Beira Linha, após a missa das 8h30.

Segundo o ator Talbian Raony Przybycz, que também assina o roteiro, o cronograma com as demais apresentações ainda não está definido, pois, como o teatro é apresentado a céu aberto, com o palco montado num trailer, o grupo fica na dependência de que o clima colabore. Além disso, o grupo pretende não agendar apresentações nas mesmas datas das festas nas comunidades. Você pode acompanhar as próximas datas através das postagens do grupo no Facebook.

A turnê pelas comunidades de Rio Azul terá 35 apresentações. Talbian afirma que a peça deve ser apresentada entre três e seis vezes por mês, sempre aos finais de semana e de forma gratuita. Em caso de mau tempo, as apresentações serão oportunamente remarcadas.

PUBLICIDADE

“A peça aborda a saúde do homem, mas é voltada a todo o público, de todas as idades. O tempo de duração é de 45 a 50 minutos. Depois da apresentação, vamos deixar o palco aberto para as pessoas que queiram apresentar uma música ou um poema, enfim, para quem queira fazer alguma apresentação artística. Mas deve nos procurar antes da apresentação, podendo ser no dia”, diz.

Com abordagem didática e bem-humorada, a peça “A Próstata Vai Bem?”, encenada pelo grupo de teatro RiOuChora, retrata o cotidiano de dois irmãos. Um preocupado com sua saúde e, também, com os maus hábitos do irmão, que não se cuida.

Talbian divide o palco com o ator Irineu Valenga, o Peninha. A comédia visa alertar, de forma bem-humorada, sobre a importância dos exames preventivos para a detecção precoce do câncer de próstata, um dos tipos de maior incidência entre os homens, ficando atrás apenas do tumor de pele e do melanoma, no Brasil. É considerado também um câncer da terceira idade, visto que 75% dos casos são diagnosticados em homens com 65 anos ou mais. A estimativa, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é a de que sejam diagnosticados cerca de 68 mil novos casos em 2019, mesmo resultado de 2018.

Quer receber notícias pelo WhatsApp? Envie SIM notícias http://bit.ly/CliqueAquiWhatsSuperNajua

Por e-mail: http://bit.ly/2BiE4tC 

Texto continua após a publicidade

PUBLICIDADE

Trailer funciona como um palco itinerante

O projeto tem o apoio de 61 empresas, a grande maioria delas, com ajuda financeira, e uma pequena parcela com troca por serviços (permuta). O patrocínio dessas empresas permitiu a compra de um trailer, que recebeu plotagem, piso em decorflex e outros apetrechos, além da compra de 80 cadeiras para os espectadores. As parcerias com as empresas apoiadoras foram firmadas pelo prazo de um ano, até dezembro. O início das apresentações foi adiado em função de uma fratura na perna de Talbian.

O trailer funciona como um palco itinerante. “Como foi possível investir em algo maior e melhor, ao mesmo tempo que ele vai ser um palco, tem também a estrutura do camarim. Compramos um trailer que seja útil como palco e para o transporte de objetos de cena”, justifica o ator.

Premiada nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Ator e Melhor Figurino, no Festival de Toledo, no oeste paranaense, a peça “A Próstata Vai Bem?” já foi encenada, desde sua estreia, em agosto de 2016, em diversos municípios. Os atores Talbian Raony Przybycz e Irineu Valenga (Peninha) já passaram pelas cidades de Rio Azul, Rebouças, Irati, Palotina, Toledo, Paulo Frontin, Teixeira Soares, Mallet, Cascavel e Alto da Bela Vista (SC). Em algumas cidades, a peça foi apresentada mais de uma vez.

PUBLICIDADE

Palco itinerante

Depois das vilas Gembarowski e Beira Linha, o trailer do projeto vai passar também no bairro Cristo Rei, Vila Nova, Vila Diva, Palmeirinha, Vila Carneiro, Vila Feliz, Água Quente dos Domingues, Invernada, Salto do Braço do Potinga, Pinhalzinho, Barra da Cachoeira, Faxinal de São Pedro, Marumbi dos Elias, Água Quente dos Rosa, Rio Azul dos Soares, Cachoeira dos Paulistas, Taquari, Braço do Potinga, Lageado dos Mello, Água Quente dos Meira, Butiazal, Barra do Rio Azul, Charqueada, Faxinal dos Lima, Faxinal dos Elias, Marumbi dos Ribeiro, Porto Soares, Rio Azul de Cima, Porto Soares, Rio Vinagre, Faxinal dos Moura, Pousinho, Barra dos Martins e Serra Azul.

Projeto tem o apoio de 61 empresas, a grande maioria delas, com ajuda financeira, e uma pequena parcela com troca por serviços (permuta)

Até agora, 35 locais receberão o projeto que visa levar o teatro até a comunidade

Comentários

AO VIVO
AM
00:00 às 05:00 Rede Milícia da Imaculada Rede Milícia Sat
FM
00:00 às 04:00 Najuá Night Club Programação Najuá