Entretenimento Cultural

22/07/19 - 16h54 - atualizada em 23/07/19 às 10h49

Secretaria de Cultura tem nova sede administrativa

Novo espaço fica ao lado da Casa da Cultura, que passará a abrigar apenas exposições históricas e culturais

Da redação, com reportagem e fotos de Tadeu Stefaniak


Desde sábado, 20, a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico de Irati conta com um novo espaço administrativo.

O prédio, em forma de chalé, tem diversas características das etnias polonesa e ucraniana presentes na região e fica ao lado da Casa da Cultura, na Rua 15 de Julho. A solenidade de inauguração da nova sede integrou a programação dos 112 anos do município e contou com várias apresentações de músicos locais como Rochinha, Xiru e Serginho Trevisan, Magal e Nelsinho, Guaraná, Wellington Costa, Marcelo Saczuk, Carlos Magno e Rogério Menon, entre outros. O próprio secretário de Cultura, Alfredo Van Der Neut, mostrou seus dotes artísticos na gaita. Alunas do Studio de Dança Izabela Proceke e a banda da Guarda Mirim também abrilhantaram a festa, que ainda teve outras atividades ofertadas gratuitamente para a população como pintura fácil e piscina de bolinhas. 

Segundo Alfredo, o local escolhido é apropriado para receber o setor administrativo e os demais trabalhos da pasta. O objetivo da secretaria é organizar os espaços para que a Casa da Cultura se torne um local apropriado para receber visitantes interessados em conhecer a história e as características culturais do município. “Isto representa o nosso município e as pessoas que vivem aqui. Se nós tivermos espaços mal instalados, a impressão ficará muito feia para quem vem até aqui”, comentou.  

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

PUBLICIDADE

O prefeito Jorge Derbli classificou o novo espaço como “nobre”. O local irá receber cobertura, com arquitetura diferenciada, preparada para abrigar diversos eventos. “São eventos que vão brilhar muito e teremos a oportunidade de despertar e apresentar talentos de Irati. Muitos eventos culturais poderão acontecer aqui. Temos a Rua da Cidadania, mas aqui o ambiente é mais acolhedor. Teremos, sem dúvida nenhuma, mais um espaço cultural na nossa cidade, em um local que estava desativado e a nossa equipe, juntamente com Secretaria de Cultura, resolveu melhorá-lo para que todo mundo use”, destacou.  

Além das apresentações artísticas, a nova sede da Secretaria de Cultura irá receber também o artesanato iratiense.  

PUBLICIDADE

Com a inauguração do novo espaço, a Casa da Cultura deixará de abrigar a secretaria e será destinada exclusivamente para exposição de material histórico e artístico de Irati. “Aquele acervo de quadros, de outras artes e culturas guardados ali ficarão exclusivamente para isto. Ninguém entrará para colocar o dedo em um quadro e estragar alguma coisa que devemos preservar. No dia a dia quem trabalha fica aqui e a Casa [da Cultura], a partir deste final de ano, vai servir para os eventos”, frisou Alfredo. 

Reforma da Casa da Cultura

Derbli manifestou seu desejo de retomar as obras de reforma da Casa da Cultura, que estão sendo reprogramadas junto à Caixa Econômica Federal, conforme relatou o secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Adriano Batista, durante explanação na Câmara de Irati no dia 22 de maio.

Na ocasião, o secretário afirmou que a empreiteira responsável abandonou a obra, o que gerou danos ao erário. “Infelizmente, houve empreiteiros que lesaram o erário, que não completaram o que foi solicitado em contrato e hoje precisamos fazer a reprogramação de obras justamente porque essas empresas acabaram ou rescindindo o contrato, porque não satisfez tecnicamente o que estava em contrato. A Casa da Cultura está em reprogramação junto à Caixa Econômica. Essa rescisão contratual acabou acontecendo após a abertura de um processo administrativo, junto ao nosso Departamento Jurídico”, disse.

Na noite desta segunda-feira, 22, Alfredo informou à nossa reportagem que a Caixa confirmou a liberação da obra. A licitação deve ser aberta ainda nesta semana.

Comentários

AO VIVO
FM
23:00 às 23:59 Najuá Night Club Programação Najuá