Entretenimento Cultural

09/03/19 - 14h14 - atualizada em 09/03/19 às 14h32

Prudentópolis firma parceria internacional com cidade ucraniana de Ternopil

Termo de cooperação entre as duas cidades vinha sendo negociado há oito anos. Aproximação se estreitou ano passado, quando uma comitiva da Ucrânia visitou Prudentópolis

Da Redação, com informações e fotos da AEN e Elio Kohut/Intervalo da Notícia 


O município de Prudentópolis se tornou, oficialmente, cidade-irmã de Ternopil, na Ucrânia, através da assinatura de um termo de cooperação entre as duas cidades, firmado na quarta-feira (6), em solenidade no Clube XII de Novembro. O documento foi assinado, respectivamente, pelo prefeito de Prudentópolis, Adelmo Klossowski, e pelo prefeito de Ternopil, Serhiy Nadal. O governador em exercício, Darci Piana, participou da solenidade.

Prudentópolis é a primeira cidade paranaense a formalizar esse tipo de acordo com uma cidade ucraniana. Na opinião de Piana, a aproximação entre as duas cidades favorece parcerias comerciais, culturais e o turismo entre ambas, de modo a impactar na economia paranaense. “A Ucrânia, que tem crescido muito nos últimos anos, vai servir de suporte para ajudar essa região e o nosso Estado a crescerem ainda mais. A cultura, o turismo e os negócios que virão após essa assinatura serão fundamentais para fortalecer todos os segmentos da economia. A parceria é também um reconhecimento aos descendentes que vivem em Prudentópolis”, analisa.

Cerca de 70% da população de aproximadamente 50 mil habitantes de Prudentópolis é descendente de ucranianos. Um dos aspectos mais marcantes da cidade é justamente o de preservar viva a cultura e os costumes de seus antepassados e expressá-los na culinária, no artesanato, no folclore e na religião. Em torno de 50 igrejas da cidade possuem arquitetura bizantina e, em várias delas, é celebrado o culto ortodoxo em língua ucraniana. Desde 2014, Prudentópolis é também sede da Eparquia Imaculada Conceição, uma circunscrição eclesiástica do rito ucraniano de tradição bizantina equivalente a uma diocese do rito católico apostólico romano.

PUBLICIDADE

Para além do aspecto cultural, Prudentópolis se destaca também no ecoturismo. Conhecida como a Terra das Cachoeiras Gigantes, conta com mais de uma centena de quedas d’água catalogadas; algumas com mais de 100 metros de altura. O governador em exercício acredita que o acordo entre as duas cidades fortalece o turismo que, em sua análise, é a forma mais barata de gerar empregos. “Prudentópolis, com todas as suas belezas, faz parte da estratégia do governo de ampliar o turismo no Estado”, disse.

O termo de cooperação entre as duas cidades vinha sendo negociado há pelo menos oito anos. A relação entre ambas se estreitou no ano passado, quando uma comitiva de Ternopil visitou Prudentópolis. A comitiva era composta pelo prefeito Serhiy Nadal, parlamentares e empresários.

PUBLICIDADE

Já para a assinatura do documento, a comitiva que veio até Prudentópolis era formada por nove pessoas, e incluiu empresários que vieram visitar a cidade a fim de conhecer as indústrias de erva-mate e de embutidos. O prefeito Adelmo frisou a participação da família Ternopilski no evento, que seria um indício que comprova a origem dos imigrantes. O prefeito aposta que o termo de cooperação poderá servir, inclusive, para a atração de empresas de Ternopil para que se instalem na cidade paranaense. “Prudentópolis talvez seja um dos municípios que mais preservaram suas origens ucranianas. Esta parceria celebra isso e permite um intercâmbio em diversas áreas, inclusive empresarial. Tenho certeza que teremos empresas de Ternopil se instalando aqui em um futuro próximo”, expõe.

O prefeito de Ternopil, que discursou em ucraniano, concordou: “Sabemos que o título de cidade-irmã é uma grande responsabilidade. Isso abre espaço para que aumentemos nossas parcerias nas áreas de turismo, cultura e cidadania, mas também representa uma importante cooperação entre o nosso empresariado”.

Maior parte dos descendentes de ucranianos do Paraná é de Ternopil

A importância de celebrar esse acordo de cooperação entre as duas cidades reside no fato que foi de Ternopil que saiu a maior parte das famílias ucranianas que se instalou no Paraná no período de imigração, iniciado no final do século XIX. A cidade ucraniana fica às margens do Rio Seret na região da Galícia. Os ucranianos começaram a chegar ao Paraná na última década do século XIX, em Paranaguá, e se instalaram no Centro e no Centro-Sul do Estado.

PUBLICIDADE

Estima-se que 600 mil descendentes de ucranianos vivam no Brasil hoje em dia. Eles se concentram principalmente nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A comitiva de Ternopil visitou vários locais em Prudentópolis na quarta-feira (6). Durante a tarde, o prefeito Serhiy Nadal concedeu uma coletiva de imprensa, antes da aprovação do acordo entre os dois municípios, na Câmara de Vereadores. A formalização e assinatura do acordo ocorreu durante a noite, no Clube XII de Novembro. Participaram também desta solenidade o cônsul honorário da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikowski; os vice-prefeitos de Prudentópolis, Osnei Staoler, e de Ternopil, Vladislau Stenkowski; e o eparca da Imaculada Conceição de Rito Ucraniano, Dom Meron Mazur.

“É uma troca de experiências, um intercâmbio muito interessante e, conversando com o prefeito [Serhiy] Nadal, ele sugeriu que Prudentópolis se torne cidade-irmã de Parma [na Itália], que também é cidade-irmã de Ternopil”, comentou Klossowski.

Quer receber notícias de Irati e região? Envie SIM NOTICIAS para o WhatsApp 42991135618 ou simplesmente clique no link a seguir http://bit.ly/CliqueAquiWhatsSuperNajua

Por e-mail: http://bit.ly/2BiE4tC  

Comentários

AO VIVO
AM
19:30 às 23:59 Conexão com a Rádio Banda B de Curitiba Jornalismo e Esporte da Banda B
FM
20:00 às 23:59 Najuá e Você Programação Najuá