Entretenimento Cultural

11/06/18 - 10h52 - atualizada em 11/06/18 às 10h55

Por que a diferença de temperatura faz o vidro embaçar?

Todos os objetos, corpos, atmosfera, etc, estão sempre tentando ficar na mesma temperatura

Fonte: Expedição Vida

Quem nunca escreveu com o dedo no espelho embaçado depois do banho? No inverso, abrimos a cortina e vemos que o vidro da janela está todo embaçado pelo lado de dentro. No verão, ligamos o ar condicionado do carro, aí os vidros também embaçam, só que pelo lado de fora! Por que isso acontece?

Você sabe que todas as coisas são formadas por moléculas/partículas, certo? Embora a gente não perceba, essas moléculas estão o tempo todo vibrando! Essa agitação/vibração das moléculas é chamada de energia cinética, que confere ao corpo a sua energia térmica.

PUBLICIDADE

Conforme o nível de agitação das moléculas (ou, em outras palavras, conforme a quantidade de energia térmica) a matéria assume uma forma física diferente! Sim, são aqueles famosos estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso!. Todos os objetos, corpos, atmosfera, etc, estão sempre tentando ficar na mesma temperatura.  

Quer ver um jeito bem simples de analisar essa questão? Pegue dois copos de vidro. Em um deles coloque um líquido bem quente e no outro um líquido bem gelado. O que acontece? No copo que recebeu o líquido quente, o vidro vai embaçar por dentro. No copo que ganhou o líquido gelado, o vidro vai embaçar por fora. Por que? No copo com líquido quente, o ar próximo do líquido ganha energia térmica, fazendo com que as moléculas vibrem bastante! Já as moléculas do ar fora do copo estão vibrando um pouco menos. Quando o ar de dentro do copo encosta no copo começa a dar energia térmica e vira gotículas líquidas, embaçando o copo por dentro.

PUBLICIDADE

No copo que recebeu líquido gelado acontece o contrário! O líquido deixa o vidro do copo bastante frio, enquanto o ar fora do copo está mais quente. Então quem vai doar energia térmica e acabar virando líquido é o ar de fora do copo. Logo, o copo embaça pelo lado de fora.

Conforme o nível de agitação das moléculas (ou, em outras palavras, conforme a quantidade de energia térmica) a matéria assume uma forma física diferente! Sim, são aqueles famosos estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso!


Comentários

AO VIVO
AM
05:00 às 10:00 Canta Viola Edson Luiz
FM
08:00 às 09:00 Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro