Entretenimento Cultural

20/09/18 - 23h39 - atualizada em 21/09/18 às 11h23

Luiza Nelma Fillus recebe Colmeia de Ouro

Solenidade organizada pela ALACS acontece sábado, às 17h na Câmara Municipal

Da Redação, com informações de Herculano Batista Neto


Luiza Nelma Fillus será homenageada na tarde deste sábado, 22, com o prêmio Colmeia de Ouro-2018, em solenidade que será realizada na Câmara de Irati às 17h. O prêmio foi instituído pela Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS) em 2004 para homenagear personalidades que se destacam no âmbito cultural, artístico, educacional e humanístico no cenário regional e paranaense. 

Vice-presidente da ALACS, onde esteve como presidente por mais de dez anos, Luiza é também presidente da Fundação Denise Stoklos e presidente da União Brasileira de Trovadores Seção Irati. Participa do núcleo da Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa (Braspol) e do Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais.

PUBLICIDADE

Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) (1973), Luiza possui especialização em Aperfeiçoamento para Docentes de Ensino de 1º Grau pela Secretaria de Estado de Educação do Estado do Paraná (1974), especialização em Aperfeiçoamento em Língua Portuguesa pela Secretaria de Estado de Educação do Estado do Paraná (1978), especialização em Língua Portuguesa pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava (1982) e mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1983). Foi Professora assistente da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria da Literatura.

Sensibilidade

Culta, mas completamente desprovida de arrogância, sensível ao que se passa ao seu redor, é responsável, dedicada e prima pelo respeito. Sua tranquilidade contagia e acolhe, mas não por isso deixa de enfrentar adversidades em defesa da cultura e da sociedade. 

Se tornou amiga do afilhado de sua mãe, Seu Gaspar Valenga, também membro da Academia e posou faceira ao lado do amigo na comemoração de seus 94 anos de batizado, dias antes de sua morte.

Luiza faz parte do coral Gaudeamus In Domino, regido pelo maestro João Wilson Faustini. O coral fará uma breve apresentação durante a solenidade de premiação.

Outras personalidades que receberam Colmeia de Ouro

Os homenageados que receberam o prêmio Colmeia de Ouro nos últimos três anos foram: professor Antonio Alceu Jacopetti (2015), João Wilson Faustini (2016) e o ex-prefeito de Irati, Alfredo Van der Neut (2017). 

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá


Comentários

AO VIVO
AM
00:00 às 05:00 Rede Milícia da Imaculada Rede Milícia Sat
FM
00:00 às 04:00 Najuá Night Club Programação Najuá