Entretenimento Cultural

12/04/18 - 16h46 - atualizada em 12/04/18 às 16h57

Filme “Pesadelo” será lançado dia 28 em Irati

Curta-metragem foi elaborado por jovens estudantes de Teatro. Roteiro foi gravado em uma residência, na Praça Etelvina Andrade Gomes e em frente a Igreja São Miguel

Paulo Henrique Sava

Um grupo de jovens iratienses gravou recentemente um curta-metragem chamado “Pesadelo”. O filme foi produzido por estudantes de Teatro de Irati, que elaboraram o roteiro, encontraram as locações, gravaram as cenas e editaram o material, que será lançado no próximo dia 28, às 20 horas, no Centro Cultural Clube do Comércio.

Kleber Gonçalves, criador do projeto, conta que a ideia surgiu de um sonho de realizar um filme em Irati. “Conversei com a Kétlyn Tairini, que é minha amiga e diretora do filme, e ela me deu uma ideia do que queria. Eu escrevi sobre o sonho e saiu o filme ‘Pesadelo’”, comentou. 

O roteiro levou uma semana para ficar pronto. No total, foram feitas 27 páginas de texto. Ele conta como foi toda a preparação do enredo do curta. “Eu fui escrevendo, a Kétlyn pediu para escrever algo sobre sonhos, pesadelos, algo que possa mudar. Eu fui criando os personagens, escrevendo os textos e chamando alguns atores pensando no seu perfil, e foram surgindo as ideias. Eu fui escrevendo. Vieram alguns atores novos e eu coloquei mais coisas, ficou uma história bem legal”, comentou. 

O filme Pesadelo conta a história de um casal, Alexandre, interpretado pelo próprio Kleber, e Cássia, personagem da atriz Helen Scharlau, que vive um caso de violência doméstica. De repente, o marido percebe algo diferente em seus sonhos e passa a dar mais atenção para a esposa. A atriz conta como foi participar deste projeto. “Para mim, foi uma oportunidade muito boa porque eu fiz o curso de Teatro e pensei que nunca iria utilizar. Aí, uma atriz principal desistiu (do filme) e o Kleber me chamou. Foi super legal.”, comentou. 

Ellen conta que foi difícil para ela construir sua personagem no filme. “Eu não tinha muita ideia de como fazer, depois foi desenrolando, eu fui aprendendo e deu certo”, afirmou. 

Para Kleber, foi muito fácil encontrar atores para participar do filme de forma voluntária. “O pessoal ficou muito ligado no filme, e é muito interessante isto porque eles chegaram depois e começaram a ‘encarnar’ o filme e a lutar, sendo que foi uma coisa que ninguém recebeu nada, foi totalmente voluntária de cada um. Eu me surpreendi porque foi muito fácil”, pontuou. 

Curta-metragem "Pesadelo" foi produzido e dirigido por jovens atores iratienses

Sobre as locações para as filmagens, as externas foram gravadas na Praça Etelvina Andrade Gomes, em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz, e em frente a Paróquia São Miguel, no centro de Irati. Outras cenas foram gravadas em um recanto e na residência de Helen Scharlau. A maioria das gravações foi feita de madrugada, o que causava transtornos em relação ao tempo e às condições de captação do áudio. 

Kleber conta que a experiência que teve no Rio de Janeiro, participando como figurante em uma novela da TV Record e vendo o trabalho de atores e diretores da TV Globo ajudou na montagem do filme.  

O editor de vídeo, Lenon Galdino dos Santos, conta que também decidiu contribuir com o projeto, fazendo a edição das imagens do curta. “Eu perguntei se eles tinham um editor. Tinha um rapaz, mas ele andava meio sumido. Esta foi uma oportunidade para eu praticar a edição. Foi difícil porque não tínhamos equipamento no começo, o áudio era somente das câmeras e improvisamos com os celulares. Teve bastante dificuldade, mas foi um desafio que valeu a pena”, frisou. 

O grupo participou também em fevereiro do Festival Tupiniquim de Cinema, realizado em Maringá, no mês de fevereiro. “Foi o 1º festival, mas iremos correr atrás de outros festivais. Quanto mais eventos vierem, vamos nos inscrevendo”, comentou Kleber. 

O filme de 13 minutos ficou pronto em apenas uma semana. Lenon dedicou pelo menos de 4 a 5 horas por dia para realizar o trabalho. Os gastos com a produção foram divididos entre os próprios atores. Apenas a empresa responsável pela fotografia e Elenita Scharlau patrocinaram o projeto, que necessita de mais apoiadores. O contato pode ser feito através da página do filme “Pesadelo” no Facebook ou com o produtor Kleber Gonçalves pelo telefone (42) 99984-6006.  

Kleber ressalta que, após o lançamento no Centro Cultural Clube do Comércio, o material será lançado também na internet, através de um canal no Youtube.  

Equipe

Kléber Gonçalves – Roteirista e Ator

Kétlyn Tairyni – Diretora Geral / Cinegrafista 

Luisa Benato – Diretora de Fotografia / Cinegrafista 

Lenon Galdino dos Santos – Editor de Vídeo 

Elenita Chuproski – Supervisora de Texto 

Flávio Schaffka – Trilha Sonora 

Elen Scharlau – Atriz 

Priscila Almeida – Atriz 

Jaciel Burak – Ator

">

PUBLICIDADE


Comentários

AO VIVO
AM
14:30 às 17:00 Conexão Geral Tadeu Stefaniak
FM
16:00 às 17:00 360 graus - Igreja Adventista do 7o Dia Igreja Adventista do 7o Dia