Entretenimento Cultural

03/10/17 - 09h38 - atualizada em 03/10/17 às 09h43

FIEL trouxe obras literárias e apresentações artísticas das escolas

Edição 2017 da Feira Iratiense Estudantil do Livro aconteceu no Pavilhão do Parque Aquático com a participação de mais mil crianças

Assessoria de Comunicação da PMI


O prefeito Jorge Derbli deu início à feira
Entre quarta (27) e sexta (29), aconteceu a Feira Iratiense Estudantil do Livro (Fiel) no Pavilhão do Parque Aquático. Além da tradicional comercialização e divulgação de obras de todos os gêneros, o evento marca o retorno do Festival de Teatro da Secretaria Municipal de Educação. A Feira foi aberta ao público das 9h às 17h.

O prefeito Jorge Derbli, juntamente com o secretariado municipal presente, deu o início à Feira, que terá a participação direta de 1.160 alunos da rede de ensino. As apresentações artísticas começaram logo pela manhã e se estenderão até o último dia com contação de histórias, pintura facial, apresentação de conteúdo histórico sobre Irati com o ‘Nhô Pacífico’, personagem de José Maria Grácia Araújo, e oficina de Haicai com a professora Doroteia Miskalo. A FIEL é uma parceria das Secretarias de Educação e Cultura de Irati.

“Em um mesmo lugar, estamos promovendo dois eventos importantes: a Feira e o Festival. Nossas crianças estão em uma atividade extracurricular durante esta semana, tendo a oportunidade de assistem e participarem de teatro, música e dança. Isso estimula a integração das escolas com cultura e arte”, ressaltou o prefeito Derbli, na abertura do evento.

PUBLICIDADE

Apresentações artísticas

Ao todo, nos três dias, foram 62 apresentações artísticas envolvendo as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), em que mais de mil crianças participaram. “Este Festival é um momento mágico para as crianças, despertando sua autoestima, curiosidade e o seu intelecto. Aqui, as crianças conhecem livros, conhecem mais histórias de teatro, música e dança com as atrações. Além disso, descobrimos talentos em nossas escolas. O evento se torna mais especial porque temos a participação dos pais e das famílias”, afirmou a secretária de Educação, Rita de Cássia Almeida. Ela lembra que, quando o prefeito a convidou para assumir a pasta, o retorno do Festival era uma de suas metas, e agora foi ampliado com música e dança.

Foi possível encontrar todo o tipo de livro

Obras literárias

Na FIEL, foi possível encontrar todo o tipo de livro, como romance, biografia, autoajuda, infantil, suspense e comédia. O secretário de Cultura, Sidnei Jorge, diz que a Fiel é um dos momentos mais importantes para a comunidade. “A Feira estimula a leitura, música, dança e teatro, trazendo uma grande diversidade. Nosso objetivo é fazer com que as crianças tenham acesso ao desenvolvimento intelectual”.

PUBLICIDADE

Comentários

AO VIVO
AM
19:30 às 23:59 Conexão com a Rádio Banda B de Curitiba Jornalismo e Esporte da Banda B
FM
20:00 às 23:59 Najuá e Você Programação Najuá