Concurso “Irati em Imagens” premia vencedores
Da redação, com reportagem de Sidnei Jorge
O Concurso “Irati em Imagens” premiou seus vencedores na noite desta sexta-feira, 23, em cerimônia realizada no Centro Cultural Clube do Comércio. O evento contou com a participação de diversas autoridades e da rainha da Festa do Pêssego, Bruna Petranskei. As princesas Joyci Fernandes e Bianca Anciutti, também estiveram presentes.
A organização do concurso ficou a cargo da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, do Centro Cultural Clube do Comércio e da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro Sul do Paraná (ALACS), em parceria com empresas de fotografia e meios de comunicação de Irati.
Os vencedores foram os seguintes:
Categoria Fotos Atuais
1º Lugar – Leonardo Schenato Barroso – Foto “Refletindo sobre a beleza em Irati”
2º Lugar – Marcelo Kazubek
3º Lugar – Fernando Lucas Kovalski – Foto “O pôr-do-sol te dá boas vindas
Categoria Fotos Temáticas
1º Lugar – Leonardo Schenato Barroso
2º Lugar – Wellington Felipe Chepiloski – Foto “Combatente”
3º Lugar – Adriana Serafim – Foto “Desfile do Corpo de Bombeiros em 15 de novembro de 1957”
Categoria Fotos Especiais
1º Lugar – Rafael Obrzut – Foto “Mini mundo”
2º Lugar – Daniel Tavares – Foto “Estação retrô”
3º Lugar – César Delong – Foto “A simplicidade do nosso povo frente à imensidão de nossas belezas”
Categoria Fotos Históricas
1º Lugar – Adriana Serafim – Foto “Enchente década de 50”
2º Lugar – Ubiratã de Oliveira – Foto “Classificação de batatas na Sociedade Comercial Cerealista Brasileira”
3º Lugar – Diego Alex Pedroso – Foto “Mariano”
Crescimento do concurso
O presidente da ALACS, Herculano Batista Neto, um dos organizadores do concurso, fala sobre a beleza dos trabalhos apresentados pelos artistas iratienses.
“Tivemos ótimos trabalhos, e eu estou bem feliz pelo lado da academia e pessoal. A gente cria uma expectativa de o pessoal participar ou não, e a intenção é esta: de fazer com que o pessoal mais jovem, que gosta, descubra Irati, seja na história ou no momento atual, utilizando os artifícios que cabem às categorias presentes.
Herculano Batista Neto
Presidente da ALACS
Todo o material produzido pelos fotógrafos será arquivado como patrimônio histórico do município pela ALACS e pela Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico. Quando necessário, as fotografias poderão ser utilizadas em outros projetos, conforme Herculano.
O fotógrafo e jornalista Leonardo Schenato Barroso, que venceu em duas categorias, expôs uma foto sobre o Parque Aquático. Ele, que já ganhou prêmios estaduais, nacionais e internacionais, avalia que o concurso está em um nível bastante avançado.
Você vê que os fotógrafos premiados aqui são pessoas que já têm uma bagagem. Eu vejo com muita alegria o quanto a arte da fotografia está bem valorizada no município, sobretudo pela prefeitura, Clube do Comércio e pela ALACS, o quanto está se reconhecendo a importância desta arte na sociedade em geral.
Leonardo Schenato Barroso
Fotógrafo e jornalista
O presidente da Câmara, Hélio de Mello, ressalta que, através das imagens, os fotógrafos registram a história do município. “Temos certeza da grande contribuição que eles deram e têm dado para o município, e que continuem fotografando e filmando, registrando a nossa história. Este registro tem grande importância e é valioso para o município”, frisou.
Exposição
A exposição das fotos ficará aberta por alguns dias no Centro Cultural Clube do Comércio, depois segue para o Corpo de Bombeiros, entidade homenageada por conta da comemoração de seus 70 anos em Irati. A Unicentro e o Instituto Federal do Paraná [IFPR] – Campus Irati – também devem expor o material do concurso.
Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá