Entretenimento Cultural

09/12/19 - 10h38 - atualizada em 09/12/19 às 11h59

Cascas de frutas que iriam para o lixo transformam-se em chá e brigadeiro

Preocupados com o desperdício de alimentos em supermercados, alunos do Senac de Irati buscam soluções sustentáveis e que fazem bem para a saúde
Cibele Bilovus/Najuá 
Alunos do programa Jovem Aprendiz do Senac participam do In Pauta da Najuá FM

O desperdício de alimentos, especialmente de frutas, tem preocupado alguns alunos do Senac, que buscam soluções através do projeto nomeado Shiguo Chá que tem como objetivo “olhar com outros olhos tudo o que iria para o lixo”. No projeto, que foi apresentado no programa In Pauta, da Najuá FM 106,9, os alunos valorizam as receitas de seus avós, trazendo esse conhecimento para a atualidade.

Maiara, Maria Eduarda, Jenifer e o Ruan, participaram de uma conversa com os apresentadores Juarez Oliveira e Vânia Andrade, para contar que desenvolveram receitas de chás e de brigadeiro (Assista o vídeo editado no final da matéria). Acompanhados pelo instrutor Tiago Boruch, os alunos, que trabalham em supermercados de Irati, realizaram um levantamento dos alimentos que estragam com maior facilidade. A partir daí, concluíram que as frutas são as que mais perecem e acabam indo para o lixo, apesar de ainda poder ser consumidas.

A ideia de fazer chás com cascas destas frutas partiu de Maria Eduarda que sempre observou e respeitou o costume da sua avó de guardar e secar cascas de laranja e jabuticaba para fazer chás, que são usados como remédios caseiros para a gripe, dor de estômago e outros problemas de saúde. Os demais alunos reconheceram a importância de adquirir este conhecimento e concordaram que é uma boa forma para diminuir o desperdício de frutas e proporcionar benefícios na alimentação.

Sabe-se que mesmo tomando algumas dessas medidas não é possível acabar totalmente com o desperdício, contudo evita-se que grande parte dos alimentos tenham um final ruim,

diz Maria Eduarda.

De acordo com uma pesquisa (citada por Maria Eduarda) feita pela FIA (Fundação Instituto de Administração), em 2017 o número de desperdício chegou em 3,9 bilhões nos supermercados brasileiros, o que é preocupante para a sociedade. Uma solução encontrada pelos alunos do Senac, foi o chá de casca de laranja e o chá de casca de maçã com canela, provados e aprovados por alunos e funcionários da escola.

Para fazer o chá de laranja é preciso secar as cascas e depois fervê-las, fica a critério da pessoa se quer adoçar ou não. Os chás são práticos, sustentáveis, calmantes e emagrecedores. O chá de maçã é capaz de aliviar a gastrite e a úlcera, previne o derrame cerebral, evita o envelhecimento precoce e ajuda a reduzir o colesterol, conta Maiara.

Outra solução, uma receita de brigadeiro de casca de banana. A aluna Jenifer conta como é prático o preparo do brigadeiro: “O brigadeiro é uma coisa que todo mundo gosta e porque não saudável e reaproveitável? No brigadeiro vai a casca da banana e nos brigadeiros tradicionais geralmente é usado como a base o leite condensado, nesse brigadeiro não, é o creme da banana batido no liquidificador, ele substitui o leite condensado e fica muito gostoso e tem um cheirinho muito bom de banana”.

Segundo o instrutor Tiago, o projeto, que ainda está em andamento, acabou se ampliando e, como os resultados foram positivos, os alunos buscarão uma parceria com os mercados. “Esse trabalho é o programa de aprendizagem em supermercados, [onde os alunos] cumprem vinte horas por semana sendo dividido em aulas teóricas e práticas no Senac. A prática profissional é nos supermercados da cidade. É um projeto integrador que promove o aproveitamento de alimentos de supermercados”. 

Além das frutas, os alunos pensam em aproveitar outros tipos de alimentos, como o chuchu, que é uma hortaliça rica de vitaminas e pobre de calorias.

Receba notícias pelo WhatsApp, envie SIM por aqui 

PUBLICIDADE


Comentários

AO VIVO
AM
19:00 às 20:00 A Voz do Brasil A Voz do Brasil
FM
19:00 às 20:00 A Voz do Brasil A Voz do Brasil